segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Nosso Balanço IV


O Nosso Balanço
4 – As Tertúlias: Nicolau e Trindade


Decorreu na 4ª feira, 29 de Outubro. A organização temia uma participação menor já que, por circunstâncias diferentes, quer Ana Maria Nicolau, quer José Trindade, filhos, respectivamente, de José Maria Nicolau e de Alfredo Trindade, não puderam estar presentes.


Mas correu exactamente ao contrário. Após breve introdução, feita pelo coordenador da Organização, Timóteo de Matos, resumindo a actividade desportiva dos dois ciclistas, entrou-se num debate vivo sobre o fair-play no desporto e ainda sobre o ciclismo em Portugal, até à actualidade.

Não ficaram de fora as preferências clubísticas e recriou-se na sala um Benfica – Sporting bem jogado em palavras, sempre bem disposto, onde talvez tenham levado a melhor os apaniguados do Nicolau por disporem do Diamantino Faustino e do Rui Alexandre dois elementos muito aguerridos, enquanto da outra parte, o José Carlos, estando na mesa usou de maior contenção e o José Félix também não se mostrou com grande propensão para disputas renhidas.

Fernando Vieira, antigo ciclista e treinador do Benfica, teve também duas ou três intervenções onde explicou a diferença entre o ciclismo antigo e o actual.

Encerrou-se a sessão havendo muito mais a acrescentar já que, com o avançar da noite, se foi entrando no preâmbulo do tema da Tertúlia seguinte, o ciclismo em Alcobaça.
Para relembrar Nicolau e Trindade, poderá o leitor consultar, neste blog, o texto “Nicolau e Trindade – o Benfica – Sporting dos Anos Trinta”.

Seguem-se algumas fotografias para que todos possamos relembrar esta Tertúlia:



Sem comentários: