terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O Nosso Balanço V




O Nosso Balanço
5 – As Tertúlias: O ciclismo em Alcobaça
Foi esta, como já era esperado, a tertúlia mais participada, quer em número de presenças, quer no número de intervenções dos presentes. Fernando Vieira era o “Homem do Dia” nesta sexta-feira da “II Semana do Ciclismo em Alcobaça” e nessa qualidade esteve presente na mesa.
Também na mesa, Timóteo de Matos, Presidente do Clube, abriu a sessão com breve introdução sobre o tema desta sessão, ao mesmo tempo que anunciava a presença na sala de duas pessoas muito especiais: o Presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo, Fulgêncio Sanchez, e Maria Soares, esposa do antigo director do Benfica, José Soares, já falecido, que durante anos chefiou o departamento de ciclismo daquele clube. Passou de seguida a palavra a Fernando Vieira que historiou a sua carreira no Benfica e a sua vinda para Alcobaça onde, com Timóteo de Matos, iniciou o ciclismo a sério, com uma equipa de Seniores B, patrocinada pela Nutrigado, no fim dos anos 70 e início dos anos 80.
A assistência interveio com perguntas para melhor saber como tinha Fernando Vieira conhecido a esposa, Margarida Vieira, presente na sala, e como era a vida de um casal em que o marido se dedica durante tanto tempo ao ciclismo.
A intervenção de Margarida Vieira colheu muitos aplausos sobretudo ao concluir com: “ tudo isto se deve ao grande amor que temos um pelo outro”! Outro dos grandes momentos da noite foi a intervenção de Maria Soares relembrando os tempos em que ela e o marido suportavam quase tudo no ciclismo do Benfica, desde o avançar de dinheiro até ao levantar de madrugada para fazer panelões de comida para os ciclistas. E a sala aplaudiu e emocionou-se quando, para terminar, se dirigiu a Fernando Vieira:
“- Anda cá meu malandro, anda cá, que te quero dar um grande abraço!”
Foram depois, pela noite, relembrados outros episódios: a interrupção do “Porto – Lisboa” em Alcobaça em 10 de Junho de 1982, cuja história é contada noutros textos deste blog, as edições do Circuito de São Bernardo, um do melhores e mais concorridos circuitos do País, e os anos mais recentes do ciclismo em Alcobaça, primeiro com a Associação Alcobacense de Cultura e Desporto e depois com o Alcobaça Clube de Ciclismo.
A sala voltou a entusiasmar-se e a aplaudir quando o Presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo, Fulgêncio Sanchez, dirigiu a todos algumas palavras de incentivo, agradecimento e aplausos, referindo a dado momento: “Hoje o ciclismo está bem vivo e estará sempre, enquanto pessoas como estas teimarem em transmitir aos outros o entusiasmo com que o vivemos”.
Continuou, ainda, a sessão, com entusiasmo e em festa e prolongou-se pela noite com a PGM a tomar declarações e imagens para exibição na televisão. A dado momento entrou na sala, acabado de chegar do aeroporto, Eric Leman, ciclista belga que em 1968 ganhou o “Porto – Lisboa” e houve ainda tempo para uma cerveja entre amigos e oportunidade para um alegre convívio e mais dois dedos de conversa.
Desta tertúlia, a todos os títulos memorável, ficam algumas fotografias e fica aqui também, mais uma vez, o agradecimento ao Dr. Jorge Pereira de Sampaio e aos pais pela amável cedência daquele espaço tão bonito que é a sala de café do Café Tertúlia, onde sempre tão bem nos receberam.


Sem comentários: