quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Nosso Balanço VII

Exposição "Reminiscências do Ciclismo"

Conforme anunciado, foi inaugurada na manhã do dia 25 de Outubro do ano transacto, com a presença de José Vinagre, Vereador do Desporto do Município de Alcobaça e do “Homem do Dia”, Marco Chagas. Estiveram ainda presentes outros convidados, entre os quais Maria João Silva e Fernando Silva, sobrinha e irmão de Ribeiro da Silva.


O coordenador, Timóteo de Matos, em breves palavras explicou as razões desta exposição, sua designação e localização: “Reminiscências do Ciclismo” foi a designação escolhida para abarcar os diversos temas ali focados. A Sala das Conclusões do Mosteiro de Alcobaça foi escolhida por sugestão do anterior Director do Mosteiro de Alcobaça, Dr. Rui Rasquilho, que, além dessa, deu à organização, muitas outras sugestões preciosas. Fundamentais foram ainda a direcção e conselhos de Mário Lino, responsável do Museu do Ciclismo, que cedeu gratuitamente considerável parte dos materiais expostos e dos próprios expositores.


Usaram ainda da palavra Marco Chagas e José Vinagre, demonstrando ambos o seu apreço pela iniciativa, após o que foi declarada aberta a exposição, iniciando-se então a visita, durante a qual o responsável da organização referiu e detalhou cada um dos temas expostos:

- A abrir, uma mostra de livros dedicados ao ciclismo que, simultaneamente, constituía a Feira do Livro, onde estavam expostos, e à venda, os principais títulos disponíveis nos livreiros, e ainda outros já esgotados, exibindo-se, ainda, edições de autor hoje fora do mercado e muito difíceis de encontrar;


- Carlos Carvalho, com exposição de fotografias e a bicicleta com que, há 50 anos, ganhou o Porto-Lisboa;


- Nicolau e Trindade, com dois cartazes de grande dimensão, relembrando a sua amizade e o fair-play no desporto;

- Alves Barbosa e Ribeiro da Silva, rivais e amigos, com exibição de fotografias e jornais, evocando as suas proezas em Portugal, Espanha e França;

- O Porto-Lisboa, com três secções distintas: a primeira, documentando fotograficamente o primeiro Porto-Lisboa; a segunda, relembrando a interrupção em Alcobaça em 1982, com exibição de fotografias e jornais da época; a terceira, sobre as diversas edições da prova, utilizando, como materiais preferenciais, jornais e, sobretudo, camisolas e bicicletas que vencedores e outros ciclistas usaram na prova.


- Finalmente, a ultima secção relembrava, com muitas fotografias e jornais, a festa “Portugal -50 Anos de Ciclismo” de 2006, encontrando-se ainda expostos o prato, a medalha e o filme desse evento.

A exposição constituiu um êxito assinalável e no espaço de uma semana contou com mais de mil visitantes.
A organização agradece:
- A cedência de materiais, à Fundação A Lord, ao Filipe Carvalho, ao Núcleo Sportinguista e à Casa do Benfica do Cartaxo, e, ainda, a todos os ciclistas que cederam bicicletas e camisolas e, particularmente, ao Museu do Ciclismo cujos materiais constituíram parte significativa da exposição;
- A colaboração na obtenção de materiais à Maria João Silva e, na montagem ao Mário Lino e ainda aos dois elementos da comissão, responsáveis pela exposição, o João Evangelista, que correu a todo o lado, e o José Carlos que, com a colaboração da esposa e da filha, tornaram possível, não só pôr a exposição de pé, como ainda torná-la melhor em muitos pequenos pormenores;
- Aos funcionários do Município de Alcobaça que, de uma sala aparentemente inutilizável, fizeram uma sala deslumbrante .
- E, finalmente, à Directora do Mosteiro, Drª Cecília Gil, ao IGESPAR e muito especialmente à Câmara Municipal de Alcobaça e ao Vereador do Desporto, José Vinagre, inexcedível em todo o apoio que lhe foi solicitado.
Fica ainda uma fotografia que dá ideia da grandiosidade e beleza daquela que foi a exposição “Reminiscências do Ciclismo”.